Meios jogárom e jogam agora um papel chave na legitimaçom da ‘Operación Jaro’ contra o Independentismo Galego

ovelhas5  Quando a Guardia Civil iniciou a Operación Jaro na madrugada de 30 de outubro de 2015, a prática totalidade de meios escritos, digitais, radiofónicos e televisados reproduzírom sem escrúpulos nem contrastes a nota do Ministerio de Interior que acusava Causa Galiza de “braço político” dumha organizaçom armada e aos seus e suas militantes de membros dum “entramado terrorista” (sic). A versom oficial reproduziu-se unanimemente, cargando-se, de passo, a nossa “presunçom de inocência”, expondo-nos a um juízo mediático e evitando o contraste informativo.

Agora, quando o operativo abençoado pola Audiencia Nacional começa fazer águas por toda a parte, o tratamento informativo de que somos objeto perde qualquera transcendência: ocultaçom, negativa a publicar a versom das pessoas encausadas, breves notas em qualquer recuncho dum jornal, inexistência de retificaçons, etc. A desproporçom entre o teatro mediático organizado em 2015 e o atual silêncio perante a implosom da montagem é um facto incontornável.

A experiência vivida constata a tese que mantinhamos desde antes do início da montagem político-judicial: que, em caso de operativos políticos e policiais contra o independentismo galego organizado, vale todo e que o grosso de empresas mediáticas que operam neste País se submetem voluntariamente, sem chiar, nem contrastar, a reproduzir o que ditem os escritórios policiais e governamentais. Essas empresas, sim, som o “braço propagandístico” da repressom contra um movimento sócio-político que questiona de raiz o estatuto colonial da Galiza.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s